Fraqueza nos membros e formigamentos
Um dos sintomas característicos apresentados pelos pacientes que estão sofrendo um AVC é o déficit de força e resistência nos membros do corpo acompanhado de formigamentos.
A fraqueza aparece de maneira súbita e sem motivo claro. Geralmente, a falta de força e resistência acomete apenas um dos lados do corpo, variando desde episódios de paralisia leve até a perda total dos movimentos. Simultaneamente a esses sinais, podem surgir sensações de formigamento ou dormência.
O médico poderá efetuar um teste de maneira a comprovar a situação. Para tanto, o paciente deverá manter os braços esticados em ângulo de 90° em relação ao tronco. Se um dos braços começar a cair involuntariamente, a hipótese de AVC deve ser altamente considerada.
Assimetria facial
Um outro sintoma comum decorrente do AVC é a paralisia facial, em que o paciente perde metade dos movimentos do seu rosto.
Seguido disso, há uma assimetria facial característica. Ela ocorre porque a boca do indivíduo afetado tende a desviar-se para o lado oposto da paralisia, fato que deixa a comissura labial mais proeminente nesse sentido da face.
Além disso, a assimetria facial impossibilita que o paciente efetue simples atos como assobiar ou sorrir, fatores que também devem ser levados em conta pelo médico.