Além dos cânceres de pele, existem outros tipos de manchas que podem surgir na pele
O melasma, por exemplo, é uma condição em que surgem manchas escuras na pele, geralmente após a gravidez, uso de anticoncepcionais ou exposição solar. Essas manchas costumam afetar regiões como colo, braços, maçãs do rosto, buço e testa. Já a melanose ou mancha senil são aquelas manchinhas marrons que aparecem no dorso das mãos e braços em antigo, indicando exposição solar ao longo da vida.
As manchas de acne também são comuns, surgindo após o processo inflamatório da acne. Inicialmente podem se manifestar como lesões avermelhadas e, com o tempo e exposição solar, podem se tornar hiperpigmentadas durante a cicatrização. As sardas, por sua vez, são mais comuns em pessoas de pele clara e geralmente se manifestam na infância e adolescência, não representando perigo, mas indicando exposição solar em excesso.
Além das manchas escuras ou amareladas, as manchas vermelhas também podem aparecer na pele. A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica que geralmente afeta pessoas de pele clara, especialmente mulheres acima dos 25 anos. O tratamento é feito com antibióticos e medicamentos para acne.