Aqueça o forno e unte a forma. Esse é o primeiro passo do processo. Os bolos crescem mais se forem assados logo após o preparo. A não ser que a receita dê outra indicação, mantenha a temperatura em 180 °C. Forno alto ou baixo demais deixam o bolo murcho.
Peneire os itens para não empelotar: Isso vale para os ingredientes secos (açúcar, farinha, fermento, chocolate em pó etc.).
Use ingredientes na temperatura ambiente: Ovos, leite e manteiga não devem estar gelados.
Bata as claras até que fiquem firmes: se na receita pedir claras em neve, bata até o ponto em que você vira a tigela e ela não cai. Misture-as delicadamente com uma colher de pau ou uma espátula de silicone, incorporando à massa.
Adicione o fermento em pó só no final: ele deve ser o último item incluso na massa. Guarde-o em local seco e fresco, fora da geladeira. A mudança de
temperatura faz o fermento ficar alterado. Também vale checar a validade do produto antes de começar a receita.
Cubra o bolo depois de tirá-lo do forno: Use um pano seco e coloque o bolo coberto sobre o fogão. Nunca coloque-o em bancadas frias, porque a mudança brusca de temperatura faz a massa murchar.
Evite abrir o forno nos primeiros 15 minutos: é recomendável cobrir o bolo com papel-alumínio se a superfície corar antes que a massa termine de assar. A parte
brilhante deve estar voltada para o bolo. Deixe-o em forno brando até terminar de
assar.
Bolo de chocolate