A erva baleeira tem diversas propriedades medicinais, sendo a principal delas a atividade anti-inflamatória. Por isso, é muito usada por pessoas com artrite reumatoide, reumatismos, dores musculares e outros tipos de inflamações que causam dores pelo corpo.
Onde encontrar erva baleeira?
A planta é nativa da Mata Atlântica, faz parte da família Boraginaceae e seu nome científico é Cordia verbenacea. É um arbusto ereto, perene, muito ramificado, aromático, com a extremidade dos ramos pendentes e hastes revestidas por casca fibrosa, com altura de 1,5 a 2,5 metros em média.
As folhas da erva baleeira têm coloração verde escura com margens dentadas e flores brancas pequenas, dispostas em espigas laterais que dão origem a frutos pequenos, arredondados e de cor vermelho-escuro.
Popularmente, ela tem outros nomes como maria milagrosa, maria rezadeira, maria preta, erva preta, catinga preta, catinga de barão, cordia, erva balieira, balieira cambará, salicilina, camarinha e camaramoneira do brejo.
Para que serve a erva baleeira?
A erva baleeira é usada na fitoterapia como medicamento natural e na culinária como tempero.
Para ambos os casos, as partes usadas são as folhas da planta que, quando maceradas, exalam um cheiro forte e singular proveniente de seu óleo essencial.
O aroma lembra aqueles temperos prontos de carne ou galinha vendidos em cubinhos. Por isso, algumas pessoas a utilizam como substituto natural desses temperos industrializados.