MODO DE PREPARO
- MASSA:
- Coloque o sal amoníaco em uma tigela, despeje sobre o pó, o leite morno e misture suavemente até dissolver, deve espumar e aumentar de volume.
- Junte os demais ingredientes e misture com as mãos.
- A farinha coloque até dar ponto, para ½ receita uso mais de um quilo de farinha.
- Comece a amassar na tigela e depois passe para uma bancada enfarinhada. O ponto é até formar uma bola de massa bem bonita, que solte das mãos. Deixe descansar um pouco antes de abrir.
- Abra a massa com um rolo na espessura de 0,5 cm sobre superfície enfarinhada e corte os biscoitos com cortadores próprios, encontrados em lojas de produtos para confeitaria. Leve para assar até dourar o fundo dos biscoitos. Decore com glacê real.
- Espere secar o glacê e guarde em potes, vidros e biscoiteiros bem fechados.
- GLACÊ:
- Bata as claras em neve em ponto bem firme, sem parar de bater na batedeira, junte o açúcar confeiteiro aos poucos, junte o suco e o vinagre, e vá juntando açúcar até dar ponto.
- O meu ponto é quando se sente o glacê pesado, a “batedeira pesando”.
- Vai bastante açúcar, cerca de 500 g.
- Para decorar os biscoitos, espere que esfriem bem, e decore a gosto usando o glacê, pode ser colorido com corante alimentício.
- Coloque os biscoitos já decorados em uma forma (ou bandeja com bordas altas), um ao lado do outro.
- Cubra as formas com um pano (não coloque em potes com tampa, o glacê não seca e fica melado), deixe aí por umas 6 horas em local seco e arejado.
- INFORMAÇÕES ADICIONAIS
- Dica1: Para facilitar o uso do glacê, coloco pequenas porções em
- saquinhos plásticos para dividir por cores, aplico o corante aí mesmo (às gotas, ou aos pouquinhos), fecho o saquinho com um nó, e faço um furinho no cantinho pra usar como manga de confeitar. Dica 2: Faço sempre ½ receita, e dá bastante. Já contei as horas de trabalho pra fazer os biscoitos, o meu tempo dá sempre 12 horas – entre fazer a massa, assar, esperar esfriar, fazer o glacê e decorar, que é a parte que toma mais tempo. Obs.: o tempo que consta oficialmente receita calculei apenas para preparo da massa dos biscoitos. Dica 3: Vale chamar ajuda da família, é muito divertido decorar biscoitos, fazia isso quando criança com a minha avó e primos, era o melhor da época de Natal! Mais legal ainda é que como rende muito dá pra fazer pacotinhos com biscoitos pra dar de presente, uso saquinhos plásticos transparentes e arremato com uma fita bonita. Virou tradição na ceia de Natal, dar os saquinhos de biscoitos de lembrança aos convidados: um sucesso cheio de carinho.