O caso da jovem australiana Natalie Fornasier é uma triste realidade para muitas pessoas que recebem o diagnóstico de uma doença grave. Aos 20 anos, Natalie recebeu a notícia de que tinha um melanoma, um tipo de câncer de pele que se desenvolve nos melanócitos. Desde então, ela vem lutando contra a doença, mas recentemente recebeu a notícia de que não há mais tratamento que possa salvá-la.
O caso de Natalie é um doloroso de como uma simples verruga pode se transformar em uma doença mortal. É importante estar sempre atento aos sinais que nossa pele nos dá, como pintas, manchas e sinais que repentinamente mudam de cor ou de tamanho. O recomendado pelos dermatologistas é usar a regra ABCDE para estar atento aos sinais de um melanoma.
A regra ABCDE significa assimetria, borda, cores, diâmetro e voo. Ou seja, se uma pinta ou sinal apresentar uma forma assimétrica, bordas irregulares, cores diferentes, diâmetro maior que 6mm e evoluir, pode ser um sinal de um melanoma e é importante procurar um médico especialista. Infelizmente, muitas pessoas não prestam atenção aos sinais que sua pele dá e acabam descobrindo a doença em avançado avançado. Natalie é um exemplo de como a doença pode progredir rapidamente e se restringir para outros órgãos do corpo, tornando-se muito difícil de tratar.