É verão! E ele dobrou nossos cuidados com a pele.
A exposição ao sol é uma das principais causas do câncer de pele, que é o tumor mais comum no Brasil e no mundo. É por isso que a prevenção é tão importante. O laboratório de São José isola tudo o que você precisa saber sobre câncer de pele.
Existem dois tipos de câncer de pele: melanoma e não melanoma.
Os tipos de melanoma são mais comuns na população branca, enquanto o não melanoma é o mais comum no Brasil, respondendo por cerca de 30% dos tumores malignos do país. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o número de casos novos de câncer de pele com melanoma no Brasil em 2018 foi de 6.260, dos quais 1.794 pessoas morreram em decorrência da doença.
Para os tipos não melanoma, há uma estimativa de 165.580 casos e 1.958 mortes. Qualquer pessoa pode ficar doente, mas as pessoas de pele clara são mais sensíveis ao sol, por isso têm maior probabilidade de desenvolver câncer de pele. Além disso, essa doença é mais comum em pessoas com mais de 40 anos de idade.
Com o apoio do Ministério da Saúde, os principais sintomas do câncer de pele são: Placas com coceira, escamosas ou com sangue; marcas ou manchas que mudam de tamanho, forma ou cor; as feridas não podem cicatrizar em quatro semanas. A melhor maneira de detectar o câncer precocemente é por meio do autoexame.
Clique em modo de preparo para continuar lendo a matéria